quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ururau da Lapa

Grêmio Recreativo Escola de Samba Ururau da Lapa

Endereço: Rua dos Goytacazes,110
Presidente: Jaime Gabriel Nolasco Ribeiro – Tel. 99155750
Cores: Vermelho e Branco
Barracão: Rua Dr. João Guimarães, 73
Ensaios: Rua Dr. João Guimarães, 73

Enredo: “Campos Minha Cidade Meu Amor.”

Autoria do Histórico: Wallace Vicente Paula

Bibliografia: “Campos, Saga dessa gente que não se vende”

Mestre de Bateria: Mestre Douglas

Diretor de Harmonia: Leonardo Bitiu

Coreógrafo da Comissão de Frente: não divulgado

Mestre Sala e Porta-Bandeira: Daniel e Lana

Carnavalesco Responsável: Wallace Vicente

Número de Alegorias: 05              

Número de Alas: 16

Sinopse:

Em razão da divisã0o territorial do Brasil, promovido por Portugal, em Capitanias Hereditárias, ficaram os campos dos goytacazes como parte integrante da Capitania de São Tomé. Esta capitania tomava quase a metade do Estado do Rio de Janeiro.
Pero de Góis da Silveira foi designado o donátário, pois dotava-se de bom êxito na missão que se dispôs. Jovem, combatente destemido, persistente. Foram anos na capitania mas não houve sucesso contra os nossos  bravos nativos, verdadeiros donos desta terra. Os índios, porém em constantes investidas, escorraçaram-no, não deixando pedra sobre pedra do que tinha sido o núcleo de Vila da Rainha, fundada pelo donatário, onde se ergueu o primeiro engenho em Campos.
Registra a história, contudo que Pero de Góis, após o revés ainda insistiu. Voltou melhor apetrechado. Trouxe na segunda vez os primeiros escravos negros arrebanhados na Guiné, com os qusis pode tentar o recomeço da colonização. Mas, outra vez, os goytacazes põem-no a correr. Só que agora em definitivo. Ante a derrota a capitania é inteiramente abandonada.

Samba-Enredo: “Campos Minha Cidade, Meu Amor.”

Autores: Reginaldo Macaé, Fabinho do Cavaco e Wallace Vicente

Intérpretes: Ninil, Jorginho do Pagode, Dudu e Fabinho do Cavaco.

Campos, minha Cidade, meu amor!

Eu sou da Lapa, sou sambista e Ururau    
Quem quer pagar pra ver?                                                                        
Eu tiro onda e defendo meu torrão    
Campos, eu amo você                                

Terra linda
Foi paixão da tribo Goitacá
Alvo de cobiça
Berço de figuras geniais
Mulheres guerreiras
Abrem a bandeira, e beijam seu brasão
Benta Pereira
Traz dos campos, a sede por reformas
Nina Arueira
Corre nas veias sua gana por vitórias

Se for pra lutar                                        
Bota fé                                                                                                        
Eu tenho a garra e a fibra do Jacaré       
- Fim da escravidão!
Vibra com o fato o tigre da abolição
Nilo Peçanha
Campista, mulato, comandante da nação
Cidade da riqueza singular
O branco ouro, ouro negro a jorrar

(ah, coração!)
Coração se agiganta Ô Ô Ô
Navegando nesse rio de valor (de valor)
Um passado de lembranças
E um futuro promissor
Está nas festas e no meu carnaval
Oh Campos, minha cidade, meu amor.
Campos-Folia/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário